quinta-feira, 5 de maio de 2011

Lugares onde se instalaram

Na década de 1880, os primeiros espanhóis no chegaram no Brasil. 75% deles se dirigiram para as fazendas de café em São Paulo. Eles se abrigaram nos principais centros urbanos do Brasil    (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia). Esses primeiros imigrantes eram em sua maioria galegos e por serem parecidos com portugueses as vezes eram confundidos com eles.
Eles migram para o Brasil até a década de 1950. Nesse período cerca de 700.000 espanhóis vieram para cá.
A partir do século XX, os passaram a predominar os Andaluzes. Com a decadência da migração italiana para o Brasil milhares de espanhóis vieram para substituir a mão de obra italiana. Outros grupos importantes foram os bascos, valencianos e catalães. Nessa época muitos espanhóis também foram trabalhar na indústria paulista.
 Quando ditador Francisco Franco tomou poder na Espanha, o fluxo de imigrantes diminuiu, porém a guerra civil trouxe um novo fluxo de espanhóis para o Brasil, mas o crescimento da economia espanhola após a guerra fez o fluxo de imigrantes cair de novo.
Cerca de 70% dos espanhóis foram para São Paulo. Os Galegos foram trabalhar na indústria enquanto os Andaluzes trabalhavam nas fazendas de São Paulo. Devido aos maus tratos nas fazendas, o governo espanhol passou a restringir sua migração para o Brasil.
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/geografia/geografia_do_brasil/demografia_imigracoes/brasil_imigracoes_espanha

Um comentário: